Projetos dos FNM elétricos estão com altas tecnologias para diversos clientes!
A FNM – Fábrica Nacional de Motores S.A. iniciou em 1936 com o desenvolvimento total do General-Brigadeiro Antônio Guedes Muniz, que acertou com o Presidente Getúlio Dornelles Vargas e em 1942 a fábrica começou a funcionar em Xerém, Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde fabricavam motores de aviões, com tecnologia dos “Wright Brothers”, dos Estados Unidos – os irmãos Orville e Wilbur – que fizeram a autorização da operação da fábrica de de motores de aviões no Brasil.
Os aviões M-7 e M-9 do Antônio Guedes Muniz foram fabricados pelo Henrique Laje, que era dono da empresa CNNC – Companhia Nacional de Navegação Costeira, e que criou a empresa FBA – Fábrica Brasileira de Aviões, em Niterói.
Após a finalização da II Guerra Mundial em 1946, a FNM passou a fabricar caminhões em 1948 e setenta e cinco anos depois foi a volta triunfante dos caminhões elétricos “FNM – Fábrica Nacional de Motores” que é o nome da nossa empresa e onde criamos a “Fábrica Nacional de Mobilidades S.A.”.
O lançamento dos projetos de caminhões elétricos da FNM são únicos.
A FNM começou em 2021, onde começamos a produzir o FNM 833 – e a AmBev definiu de adquirir mil caminhões nossos, onde colocou na mídia através da empresa Reuters e da A.B. InBev, nos Estados Unidos – e nosso FNM 833 já estão homologados no SENATRAN, em 2022.
Os nossos caminhões possuem PBT de 18 toneladas, com 8 paletes e é 33% a mais de performance que os caminhões de terceiros de 14 toneladas com 6 paletes, o que permitirá uma redução de 20% da atual frota de caminhões da AmBev.
Os caminhões elétricos FNM 833, começaram a ser utilizados em 2022 e transportaram cargas da AmBev em Caxias do Sul e no Rio de Janeiro, que rodaram durante quase um ano para a AmBev com a definição de autonomia de 120 Km. das distâncias operacionais.
Hoje a quantidade de clientes que estão adquirindo os caminhões da FNM é muito excepcional, pois entenderam que a operação é de CTP – Custo Total de Propriedade (TCO–Total Cost of Ownership), e que utiliza a métrica muito importante.
Muita gente nos pergunta qual é o preço dos nossos caminhões, mas não explicamos isso, pois a nossa definição é que a FNM não vende por preço dos caminhões, pois toda nossa operação é realizada com a logística definida com as empresas, com definição de total lucratividade.
A iniciativa da FNM, como fabricante nacional de caminhões elétricos, está com alto nível tecnológico e operamos com uma nova visão de logística, direto com os clientes para acertar os desenvolvimentos que definem a melhor operação com redução de custos, operando com destaques na mobilidade de cargas.
Os FNM 833 são equipados com motores elétricos de 335 HP=250 kW, com toque contínuo de 425 Nm e sistemas de telemetria que incluem monitoramento, soluções inovadoras de vídeo-telemática e com inteligência artificial.
Estamos finalizando para a BRF novos caminhões FNM 831, de 11 ton., com baú refrigerado e congelado, e que levam 5 ton. de carga – os caminhões existentes à diesel levam 3,5 ton. da operação – o que vai reduzir a frota com uma performance de 15% a 20% da operação logística, com a autonomia de até 250 Km. das distâncias operacionais.
Os nossos caminhões são produzidos na nossa fábrica em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, dentro da fábrica 2 da Agrale e o FNM 833 possui um peso bruto total (PBT) de 18 ton. e o FNM 831 possui um peso bruto total (PBT) de 11 ton..