Eletric Move Brasil

Eletric Move Brasil 2024 | 07 a 10 de Novembro de 2024

Os números da Eletric Move Brasil: Feira terá 24 palestrantes e mais de 60 expositores

Entre os convidados para compor o Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e Sustentabilidade, estão o governador do Rio Grande do Sul, o presidente da Anfavea e o presidente da Embraer

Quatro dias. 24 palestrantes. Mais de 60 expositores em uma área total de 3.423 m². Falta uma semana para a Eletric Move Brasil abrir as suas portas para a segunda edição de um dos maiores eventos de sustentabilidade e eletromobilidade do país. Promovida pela Fluxo Solar Energia, a Feira inicia no dia 7 de novembro e segue até 10, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com entrada gratuita e, como sugestão, a doação de 1kg de alimento não perecível. A organização estima um público de 30 mil pessoas.

Para engrandecer ainda mais, o evento contará com um time de peso que ministrará palestras, durante os três primeiros dias, com assuntos que vão desde políticas públicas, combustíveis do futuro, bioeconomia até o papel das universidades no desenvolvimento de tecnologias.
Após a solenidade de abertura, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, sobem ao palco para discutir sobre “Políticas de Transição Energética e Descarbonização para Mobilidade”, dando início ao 2º Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e Sustentabilidade.

Na sequência, é a vez do presidente da Frente Parlamentar dos Biocombustíveis, deputado federal Alceu Moreira, e o presidente da Be8 Energy, Erasmo Battistella, explanarem sobre os “Combustíveis do Futuro”. A pauta integra o momento LIDE RS (Grupo de Líderes Empresariais) e será mediada pelo head de Marketing, Pessoas & ESG na IDB do Brasil Trading, Khaled Salama.
O tema do painel seguinte versa acerca de “Estratégias para o enfrentamento da crise climática e políticas energéticas sustentáveis”.

Para compor o painel 4, “O papel das universidades no desenvolvimento de tecnologias para mobilidade e descarbonização”, estão convidados a professora da Universidade de Santa Maria (UFSM), Luciane Neves Canha; o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Bruno de Rosso; o professor da UCS, Diego Piazza, e a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin – esta será a medidora da conversa.

Ainda no primeiro dia será lançado o 4º Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica pelo coordenador de Prospecção e Oportunidades da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), Bruno Portella. Na mesma ocasião, o CEO da Pure-Cell Hydrogen Technologies, Nelson Cintra Neto, discorrerá sobre o hidrogênio verde e, para finalizar, haverá um bate-papo com o representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marco Bruno.

A tarde de sexta-feira, dia 8, inicia com o painel “Bioeconomia: transformando passivos em ativos energéticos”, integrado pelo diretor-presidente do CIBiogás, Rafael Gonzalez; pelo professor da UCS, Marcelo Godinho, e mediado pela professora da UCS, Suelen Osmarina Paesi.
Em seguida, será a vez do diretor de Engenharia de Produtos e Inovação da GWM, Marcio Alfonso; do presidente da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei) e diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Diogo Seixas, e do sócio e coordenador de projetos da M-Jet, Gabriel Santos. Eles vão tratar sobre “Inovação em Movimento: carros elétricos, novos negócios e a evolução da infraestrutura sustentável”. A mediação fica por conta do Sales Director, LatAm & Europe, Ricardo Takeo.

Para fechar o dia, haverá um momento para a apresentação de cases de inovação sobre o cenário da mobilidade no estado. Formam o time as seguintes empresas: Arrow Mobility, com o mentor e head de Experiência do Cliente, Roberto Poloni; Agrale S.A. com o diretor comercial, Edson Martins; Digitalli com o CEO Patrick Bonella; Suspensys com o coordenador de Engenharia, Carlos Eduardo Beraldo; e Marcopolo com o diretor-geral de Operações, Luciano Resner. A mediação será feita pelo coordenador executivo do TecnoUCS, Cesar Panisson. Após, Panisson se manterá no palco para um bate-papo sobre “Ecossistema de inovação e as soluções para a mobilidade”.

O 2º Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e Sustentabilidade conclui com a apresentação de duas palestras, no sábado pela manhã. O CEO da Mercosul Motores Elétricos, Carlos Eduardo França, falará sobre o tema “Indo além das metas” e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, ao lado do presidente da Randoncorp, Daniel Randon, conversam sobre “A mobilidade do futuro”, isto é, carros voadores.

A entrada nas palestras é gratuita, basta se inscrever pelo Sympla, clicando no link: 2º Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e Sustentabilidade em Caxias do Sul – Sympla
A Eletric Move Brasil – Feira de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis – conta com patrocínio da Aviva, do Badesul, do BRDE, do Governo do Rio Grande do Sul, da Mercosul Motores, da Randoncorp, do Sebrae Nacional, do Sicredi Pioneira e da Zeta Uno; apoio técnico-científico da Universidade de Caxias do Sul (UCS); apoio especial da CIC, do Mobi Caxias, da Prefeitura de Caxias do Sul, do SIMECS e do Simplás.
Saiba mais em www.eletricmovebrasil.com.br ou pelo Instagram @eletricmovebrasil.