Eletric Move Brasil

Eletric Move Brasil 2024 | 07 a 10 de Novembro de 2024

Presidente da ABVE destaca oportunidades de negócios com expansão dos veículos eletrificados no Brasil

Palestra de Ricardo Bastos na RA CIC Caxias chamou atenção para o potencial de crescimento do setor – Foto: Júlio Soares/Objetiva

O presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos, trouxe à pauta da RA da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (7) o cenário da eletrificação de veículos no Brasil e no mundo. Bastos, que participou do evento por videoconferência, destacou a abrangência das tecnologias que envolvem o setor, que incluem veículos híbridos, híbridos plug-ins (com recarga externa), elétricos e, mais recentemente, os movidos a hidrogênio. Ele enfatizou que os veículos leves lideram essa transformação no mercado automotivo, tanto no Brasil quanto globalmente, registrando um crescimento médio de mais de 50% ao ano.

Em 2023, o Brasil alcançou a marca de quase 94 mil veículos elétricos vendidos, representando 5% do mercado de veículos leves. Neste ano, segundo Bastos, esse número já representa 7%, com a expectativa de superar 150 mil unidades até o final de 2024, o que significa um crescimento de mais de 60% em relação ao ano anterior. 

Além do avanço dos veículos leves, Bastos apontou para as grandes oportunidades no setor de veículos pesados, especialmente no transporte público. Ele prevê que, com o desfecho das eleições municipais, haverá uma janela significativa para a eletrificação do transporte público a partir do ano que vem. “A oportunidade de crescimento da frota de ônibus urbanos é impressionante”, afirmou. Ele ressaltou a importância desse movimento para a qualidade de vida nas cidades. De acordo com Ricardo Bastos, a eletrificação torna o transporte público mais limpo e eficiente, em benefício do bem-estar da população e do meio ambiente.

O presidente da ABVE também destacou as oportunidades que a eletrificação traz para a indústria, especialmente para Caxias do Sul e o Rio Grande do Sul. Novo negócios, criação de empregos, investimentos vindos de fora e parcerias com empresas estrangeiras mais avançadas foram citadas como potenciais oportunidades para a indústria já instalada ou para novas entrantes no mercado nacional. 

Bastos concluiu enfatizando que a eletrificação é essencial para a descarbonização, e que o Brasil pode se tornar líder nesse movimento. “A agenda da eletrificação é a que entrega melhor resultado para a descarbonização. Não é uma questão de eu quero, não quero, é uma questão que precisamos fazer e, se a gente tomar as medidas corretas, o Brasil pode ser líder dessa agenda”, concluiu.

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, enfatizou a importância do tema, dado o crescente interesse na eletrificação de frota no País. Para o dirigente, Caxias do Sul tem tudo para ser um polo de mobilidade veicular. “Temos aqui notável capacidade de produzir veículos, autopeças, componentes, materiais com grafeno e nióbio e, além disso, qualificados pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia. Tudo isso se configura em um enorme e promissor ecossistema de produtos eletrificados, gerando negócios e oportunidades”, frisou Loro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC – Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)